A rotina atribulada é um fator que gera muito estresse e pode influenciar no bem-estar físico e mental.
Independente da idade, é preciso ter cuidados essenciais com a saúde para garantir a qualidade de vida. Para as mulheres, o cotidiano é mais corrido: jornada dupla de trabalho, afazeres domésticos, educação dos filhos, estudo, etc., vários são os entraves para manter o equilíbrio.
Combater hábitos nocivos unido a prática de atividade física é uma maneira de agregar muitos benefícios ao organismo. Em paralelo, é preciso identificar sintomas físicos e psíquicos que afetem a saúde.
Como você está?
É tão comum quando encontramos alguém conhecido perguntar: Oi, tudo bem? Como você está? Mas você já parou para se ouvir e entender seu corpo e como se sente?
Diante de tantos estímulos é necessário parar e respirar fundo. Cuidar da saúde é cuidar de si mesma. Portanto, é preciso se ouvir mais e se atentar quais fatores podem influenciar no caminho para uma vida plena.
Treine com amigos!
O Ministério da Saúde destaca alguns cuidados primordiais que a mulher deve se atentar, como manter uma alimentação saudável, cuidar da saúde mental, conhecer o próprio corpo com identificação dos pontos de prazer e exercício da sexualidade – importante em todas as idades. Além disso, realizar exames de rastreamento do câncer de colo de útero e câncer de mama, bem como de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV deve ser sempre monitorado.
A escolha consciente de métodos contraceptivos influencia na maneira mais confortável de adolescentes e mulheres planejarem quando, como e se vão querer ter filhos. A precaução em utilizar praticas saudáveis para os sintomas durante os ciclos menstruais tem caráter de consciência de como a medicação afeta o corpo e das possibilidades preventivas e terapêuticas.
<<< Fique atento!
Atividades físicas e alimentação para um corpo são e mente sã
Alimentação saudável equilibrada à uma rotina de exercícios físicos é um cuidado essencial e deve ser uma preocupação constante que contribui para a redução dos fatores de risco para doenças decorrente de sobrepeso e aumento do colesterol. Ainda, cuidar da saúde mental buscando acolhimento é fundamental, diante de tanto fatores psicossociais e ambientais relacionadas a doenças, como ansiedade, estresse, insônia, depressão e transtornos alimentares.
A representante comercial Kelly Silva, 37 anos, destaca que desde que iniciou academia há alguns anos sentiu grandes mudanças na vida: “Tenho mais disposição. Me sinto mais forte e tenho mais consciência corporal”.
Com uma rotina corrida, já que trabalha em casa, cuidando dos afazeres domésticos e das atribuições com vendas, a representante ainda, participa dos estudos da filha de onze anos. Para conciliar tudo com a rotina de treinos, frequenta a academia ao meio dia. No entanto, enfatiza que só vê pontos positivos, citando a diferença sentida durante uma viagem para Jericoacoara no final do ano. “Diferente de anos atrás me senti bem ativa, subia em tudo, sem medo. Minha coordenação motora melhorou. Durmo mais gostoso do que antes”.
Exercitar-se é colocar o corpo em movimento e além de ativar a musculatura, estimula a circulação do sangue. Caminhar dez mil passos por dia durante cem dias, por exemplo, traz benefícios às pessoas que sofrem com depressão e ansiedade, além de promover o bem-estar. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a prática de atividades físicas é indicada como tratamento para depressão de grau leve e benéfica a saúde do cérebro.
Diante de tantos pontos positivos não tem por que não se exercitar. Você busca uma vida mais saudável e equilibrada? Junte-se ao time do Bodygame.