Às vezes somos questionados com a clássica pergunta: Quem somos nós?
De imediato não temos a resposta, então, o que dizer?
Para elucidar o artigo de hoje, vamos refletir sobre o pensamento de Sócrates, que foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que vieram mais tarde.
Conhecer quem somos, nossas boas e más tendências, já é um grande passo para a auto realização. Ignorar isso, é escolher não avançar, escolher estagnar em um processo de evolução, que necessariamente deve ser contínuo.
Imagine viver toda uma existência sem qualquer conhecimento, avanço ou mudança positiva. Isso só pode ser deplorável. Conhecemos pessoas assim e dissemos: “aquela pessoa não muda mesmo”!
E quanto a nós? Sabemos quem somos e nos propomos a mudar?
Para mudar é necessário conhecer o caminho e para conhecer o caminho é necessário saber
quem somos.
Quando realizamos uma viagem, pesquisamos sobre o lugar para onde vamos a fim de saber qual transporte utilizaremos, onde ficaremos, quanto gastaremos e que tipo de roupa levaremos, caso esteja frio ou calor.
Para realizar um autoconhecimento devemos questionar sobre nossas boas ou más tendências.
Não é verdade que quando sentimos, pensamos, falamos e atuamos de maneira rude, temos uma sensação angustiada? Isso é conhecer-se. Nesses momentos, devemos questionar a razão pela qual tal atitude se manifestou. Se é certa ou errada. Se você chegar à conclusão de que uma atitude rude é errada, você está no caminho da consciência de si.
Sócrates tinha a máxima: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os Deuses”. Isso para dizer que o ponto de partida é sempre conosco e depois tudo flui para maiores abrangências e consequentemente para uma libertação.
E para firmar essa máxima, Jesus dizia: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
Saber da doença pode trazer a cura.
Aquilo que não gostamos nos outros, não devemos repetir. Então esse é o caminho. Vamos nos descobrir?
Marli Cintra é fundadora do @colegiocertus e co-fundadora do @bodygameoficial.
Escreve sobre Consciência espiritual e Equilíbrio existencial no @sattvabox