As aflições são comuns aos ricos e aos pobres. Ninguém na vida está livre de provas.
Por que somos compelidos a passar pelo sentimento profundo de angústia?
Esse é um planeta escola. Portanto, como escola, somos colocados a lidar com desafios. Algumas pessoas pensam que esses desafios são castigos. Ledo engano!
As aflições as quais somos submetidos, estão de acordo com a nossa necessidade de aprendizado. Chamados de karmas ou karmi na cultura védica.
A visão védica de causalidade inclui a consciência. O sábio védico tem conhecimento de que a consciência plena, a dádiva especial da humanidade, acarreta reações. Visto que as plantas, os animais e outras entidades vivas similares, com pouca noção de consciência, são analisadas como carentes de livre-arbítrio. Eles, no sistema védico, não produzem karma.
O conhecimento nos mune de liberdade.
Atos pios e virtuosos trazem efeitos aprazíveis e desejáveis. Atos ímpios e egoístas trazem efeitos problemáticos e indesejáveis.
Por que algumas pessoas nascem em berço de ouro enquanto outras dormem cobertas por farrapos? Por que duas pessoas crescem nas mesmas circunstâncias, trabalham com o mesmo empenho para o sucesso e, ainda assim, obtêm resultados por inteiro diferentes? Por que uma pessoa nasce feia ou com pouca inteligência, e outra nasce bela ou inventiva? Os vedas explicam que essas desigualdades rotineiras – um atributo inerente ao cosmos – são efeitos da lei do karma. Esse regulador universal confere reações apropriadas à atividade humana.
O conhecimento nos mune de liberdade.
Quanto mais conhecemos, melhor lidamos com a vida e tudo que ela nos proporciona. Coisas boas ou ruins. Saber como lidar é minimizar nossos comprometimentos cármicos e libertar a alma do cativeiro material.
Marli Cintra é fundadora do @colegiocertus e co-fundadora do @bodygameoficial.
Escreve sobre Consciência espiritual e Equilíbrio existencial no @sattvabox